sábado, 14 de novembro de 2015

cuca calda de abacaxi




para a massa: 4 xícaras de farinha de trigo, 3 xícaras de açúcar, 2 colheres (sopa) de nata ou manteiga, 4 gemas, 1 colher (sopa) de fermento químico, 1 xícara de leite, 2 colheres (sopa) de óleo, 4 claras, manteiga e farinha para a forma.
para o recheio: 2 xícaras de açúcar, 1 abacaxi, 1/2 litro de água.
para a farofa: 4 colheres (sopa) de manteiga, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 6 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (sopa) de canela em pó.

comece pelo recheio, que precisa cozinhar lentamente. arrume em uma panelinha o açúcar e leve ao fogo baixo. deixe derreter. quando derreter, coloque um pouco de água e deixe ferver para formar uma calda. entre com o abacaxi bem picado. deixe ferver novamente, em fogo baixo, até que o abacaxi fique com a cor do caramelo do açúcar e esteja macio. quando estiver no ponto, desligue o fogo e deixe esfriar. coe. reserve a calda. os pedaços de abacaxi entram por cima da massa, na forma.
para preparar a massa, bata bem as gemas, o óleo e o açúcar na batedeira. sem parar de bater, acrescente a nata e um pouco do leite. bata mais. junte a farinha, previamente peneirada, aos poucos, adicionando também o leite. quando estiver bem batido e a massa uniforme, desligue a batedeira e transfira a massa para outro recipiente. com uma colher, misture o fermento.
lave o " copo " da batedeira e bata as claras até que fiquem em neve, bem firmes.
junte as claras em neve á massa, com cuidando, mexendo suavemente.
arrume a massa em uma forma retangular previamente untada com manteiga e enfarinhada com farinha de trigo, por cima da massa, os pedaços de abacaxi. e, por cima do abacaxi, a farofa.
para preparar a farofa, misture os ingredientes e com as mãos faça com que tudo fique unido, formando uma farofa. espalhe por cima do recheio na forma.
leve ao forno preaquecido, temperatura de 180º c, por 45 minutos ou até que a massa esteja assada. retire, espere amornar e corte em quadrados. arrume-os em uma travessa e regue com a calda que ficou reservada.

domingo, 8 de novembro de 2015

bolo especial de limão






para a massa: 1 xícara de manteiga levemente derretida, 1 e 1/2 xícara de açúcar, 4 ovos, 2 xícaras de farinha de trigo, raspas de 1 limão, 1/2 de suco de limão, 1 colher (sopa) de fermento químico, manteiga e farinha de trigo para a forma.
para a cobertura: 8 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, 5 colheres (sopa) de suco de limão.
comece batendo, na batedeira, a manteiga com o açúcar até formar um creme. sem desligar a batedeira, apenas reduza a velocidade e acrescente os ovos, um por um. aumente a velocidade novamente e bata por 5 minutos. o creme vai ficar consistente.
retire o creme da batedeira e coloque em uma vasilha. junte a farinha de trigo, as raspas da casca do limão e o suco de limão. misture bem. por último entra o fermento. mexa até obter uma massa homogênea.
arrume a massa em uma forma redonda com cone no centro, untada e enfarinhada. leve ao forno preaquecido, temperatura de 180º c, por 1 hora. faça o teste do palitinho para ter certeza de que o bolo está assado.
retire do forno, espere amornar e desenforme. para a cobertura, misture o açúcar de confeiteiro com o suco de limão, aos poucos, até obter uma pasta cremosa.
arrume por cima do bolo e nas laterais e sirva!

sábado, 7 de novembro de 2015

bolo de morango





para a massa: 3 xícaras de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento químico, 2 xícaras de açúcar, 3 ovos, 1 xícara de óleo, 2 caixinhas de gelatina sabor morango, 1 xícara de água quente, óleo e farinha de trigo para a forma.
para a calda: 1 caixinha de gelatina sabor morango, 3 colheres (sopa) de açúcar, 1 xícara de água, morangos.

comece pela massa do bolo de morango, peneirando a farinha de trigo junto com o fermento e o açúcar.
bata levemente os ovos. acrescente os ovos á mistura de farinha, açúcar e fermento. junte também o óleo. misture bem até obter uma massa homogênea, quase um creme.
agora dissolva as duas caixinhas de gelatina em pó na xícara de água bem quente. acrescente a gelatina dissolvida á massa. mexa até misturar tudo bem misturado.
unte e enfarinhe uma forma com cone no centro (forma de 22, 23 cm de diâmetro) para preparar um bolo. se preferir bolinhos, unte e enfarinhe duas formas menores. a quantidade dos ingredientes é a mesma. arrume a massa na forma (ou nas formas) e leve imediatamente para o forno preaquecido, temperatura média de 180º c, por 50 minutos. para ter certeza de que o bolo está assado, faça o teste do palitinho: se sair seco, está pronto.
desenforme o bolo depois que estiver morno.
para a cobertura, arrume em uma panelinha a gelatina, o açúcar e a água. leve ao fogo baixo mexendo sempre até dissolver a gelatina. faça furinhos no bolo desenformado com a ajuda de um palito de dente. cubra o bolo com a cobertura e enfeite com morangos. sirva!

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

bolo de mel




para a massa: 1 e 1/2 xícara de mel, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (cafezinho) de canela em pó, 1 colher (cafezinho) de cravo em pó, 1 e 1/2 xícara de leite, 1 colher (cafezinho) de bicarbonato de sódio, 2 xícara de farinha de trigo integral, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento químico, 1 pitada de sal.
para a cobertura: 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 colher (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de leite.


comece pela massa. na batedeira, coloque o mel, a manteiga, o cravo e a canela. bata bem.
junte o leite e o bicarbonato. bata mais um pouquinho e desligue a batedeira.
peneire as farinhas, o sal e o fermento.
agora junte, aos poucos, a mistura da  batedeira ás farinhas com fermento e sal. misture e mexa até formar uma massa homogênea e lisa.
arrume a massa em uma forma retangular média, previamente untada com manteiga. leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos.
quando o bolo estiver assado, retire-o e deixe esfriar para desenformar.
para preparar a cobertura, coloque os ingredientes em uma panelinhas e leve ao fogo, mexendo sempre, até ficar tudo bem misturado. espalhe a cobertura, ainda quente, em cima do bolo e sirva!

bolo de manga





2 mangas cortadas em lascas, 1 e 1/2 xícara de açúcar, 100 g de manteiga, 2 ovos, raspas de 1 limão, 1 xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara de leite, 2 colheres (chá) de fermento químico, manteiga para untar a forma, pedaços de manga para enfeitar o bolo.

cubra o fundo de uma forma previamente untada com as lascas das mangas. por cima, polvilhe meia xícara de açúcar. leve ao forno por 15 minutos.
enquanto isso, prepare a massa. na batedeira, bata a manteiga com o restante do açúcar. acrescente os ovos e as raspas de limão. aos poucos, adicione a farinha e o leite. bata bem até formar uma massa uniforme.
fora da batedeira, misture o fermento á massa. coloque a massa por cima das mangas com o açúcar e leve a forma ao forno por, em média, 50 minutos. a massa deve ficar assada e dourada.
com o bolo pronto, desenforme- o ainda quente. enfeite com pedaços de manga e sirva.


quinta-feira, 5 de novembro de 2015

bolo de laranja tradicional





para a massa: 4 ovos (separe as claras das gemas), 1 e 1/2 xícara de açúcar, 1 xícara de suco de laranja, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher (sobremesa) de fermento químico.
para a cobertura: 1/2 copo de suco de laranja, 1 xícara de açúcar de confeiterio, 1 laranja.

comece pela massa, batendo as claras na batedeira até ficarem em neve. acrescente o açúcar, previamente peneirado, e bata novamente até formar uma merengada.
desligue e, fora da batedeira, misture as gemas. entra também o suco de laranja. peneire a farinha e o  fermento por cima e misture até formar uma massa homogênea.
agora unte uma forma redonda com cone no centro com o óleo. espalhe a farinha de trigo e deixe-a bem enfarinhada. arrume a massa na forma e leve ao forno preaquecido por 40 minutos ou  até assar completamente o bolo.
depois de morno, desenforme. para preparar a cobertura, esquente o meio copo de suco.  aos poucos, vá colocando as colheradas de suco no açúcar de confeiteiro e mexendo até obter a consistência de um creme. o restante do suco entra, ainda quente, por cima do bolo.para finalizar, espalhe o creme de açúcar confeiteiro, raspas da casca da laranja para enfeitar e sirva.


bolo de gelatina





2 xícaras de açúcar, 3 xícaras de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento químico, 3 ovos, 1 xícara de óleo, 2 caixinhas de gelatina em pó sabor (abacaxi, limão, pêssego...), 1 xícara de água quente, óleo e farinha de trigo para a forma.

comece peneirando a farinha de trigo junto com o fermento e o açúcar.
bata levemente os ovos. acrescente os ovos á mistura de farinha, açúcar e fermento. junte também o óleo. misture bem até obter uma massa homogênea, quase um creme.
agora, dissolva a gelatina em pó ( você pode escolher o sabor: abacaxi, pêssego, limão...) na água bem quente, fervente. acrescente a gelatina dissolva em água á massa. mexa até misturar tudo bem misturado.
unte e enfarinhe uma forma com cone no centro (forma de 22, 23 cm de diâmetro). arrume a massa na forma e leve imediatamente para o forno preaquecido, temperatura média de 180º c, por 50 minutos. para ter certeza de que o bolo está assado, faça o teste do palitinho: se sair seco, está pronto.
desenforme o bolo depois que estiver morno. para enfeitar, a sugestão: se o bolo for com gelatina de abacaxi, rodelas de abacaxi em calda, cerejas e um toque de açúcar de confeiterio por cima.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

bolo de canela





4 ovos, 200 g de manteiga, 1 colher (sopa) de fermento químico, 3 xícaras de farinha de trigo, 4 xícaras de açúcar, 1 xícara de leite, 1 xícara de açúcar e canela.

separe as gemas das claras. bata as claras até ficarem em neve. reserve.
separe 1 colher (sopa) da manteiga e reserve.
na batedeira, bata as gemas, o açúcar e a manteiga até ficar uma mistura homogênea.
adicione á mistura a farinha de trigo previamente peneirada e mexa bem.
acrescente o leite e, em seguida, o fermento. por último entram as claras em neve.
arrume a massa em uma forma untada e enfarinhada. leve ao forno preaquecido para assar, o que deve levar de 30  a 40 minutos.
com o bolo assado, espere amornar, desenforme e pincele o restante da manteiga, que deve estar levemente derretida. por cima vai o açúcar com canela. está pronto.

bolo de café





4 xícaras de farinha de trigo, 1 colher(sopa) de fermento químico, 4 ovos, 1 e  1/2 xícara de café preto passado e sem açúcar, 4 colheres (sopa) de leite em pó, 3 colheres (sopa) de margarina, 2 xícaras  de açúcar, manteiga e farinha para a forma, açúcar de confeiteiro para enfeitar.

comece peneirando a farinha de trigo com o fermento.reserve.
depois, bata no liquidificador os ovos, o café passado, já morno, o leite em pó, a margarina e o açúcar.
junte a mistura do liquidificador á farinha com fermento. mexa até obter uma massa homogênea.
unte e enfarinhe uma forma com cone no centro. arrume a massa ali dentro e leve ao forno preaquecido, temperatura média,  por 45 minutos.
espere esfriar para desenformar e enfeite com açúcar de confeiterio.

domingo, 1 de novembro de 2015

bolo de bergamota



para a massa: 2 e 1/2 bergamotas, 4 ovos, 1/2 xícara de azeite, 1/2 xícara de leite, 2 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar, 1 envelope de fermento químico.
para a cobertura: 1 lata de leite condensado, 1 colher de manteiga, 1/2 xícara de chocolate em pó.

lave bem as bergamotas, corte-as em metades e retire as sementes. bata no liquidificador as bergamotas, com casca mesmo, junto com os ovos, o azeite e o leite.
misture a farinha de trigo com o açúcar e o fermento. se quiser peneirar tudo, melhor. depois, acrescente a mistura batida no liquidificador. mexa bem até obter uma massa homogênea.
arrume a massa em uma forma redonda com um cone no centro untada e enfarinhada. leve ao forno prequecido por 50 minutos.
enquanto isso, prepare a cobertura. misture o leite condensado com a manteiga e o achocolatado. leve ao fogo, mexendo bem, até que comece a desgrudar do fundo da panela.
quando o bolo estiver pronto, retire do forno e espere esfriar um pouco. cobra com a cobertura, pode ser quente mesmo, enfeite com gomos de bergamotas e folhas de hortelã e sirva.