sábado, 14 de novembro de 2015
cuca calda de abacaxi
para a massa: 4 xícaras de farinha de trigo, 3 xícaras de açúcar, 2 colheres (sopa) de nata ou manteiga, 4 gemas, 1 colher (sopa) de fermento químico, 1 xícara de leite, 2 colheres (sopa) de óleo, 4 claras, manteiga e farinha para a forma.
para o recheio: 2 xícaras de açúcar, 1 abacaxi, 1/2 litro de água.
para a farofa: 4 colheres (sopa) de manteiga, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 6 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (sopa) de canela em pó.
comece pelo recheio, que precisa cozinhar lentamente. arrume em uma panelinha o açúcar e leve ao fogo baixo. deixe derreter. quando derreter, coloque um pouco de água e deixe ferver para formar uma calda. entre com o abacaxi bem picado. deixe ferver novamente, em fogo baixo, até que o abacaxi fique com a cor do caramelo do açúcar e esteja macio. quando estiver no ponto, desligue o fogo e deixe esfriar. coe. reserve a calda. os pedaços de abacaxi entram por cima da massa, na forma.
para preparar a massa, bata bem as gemas, o óleo e o açúcar na batedeira. sem parar de bater, acrescente a nata e um pouco do leite. bata mais. junte a farinha, previamente peneirada, aos poucos, adicionando também o leite. quando estiver bem batido e a massa uniforme, desligue a batedeira e transfira a massa para outro recipiente. com uma colher, misture o fermento.
lave o " copo " da batedeira e bata as claras até que fiquem em neve, bem firmes.
junte as claras em neve á massa, com cuidando, mexendo suavemente.
arrume a massa em uma forma retangular previamente untada com manteiga e enfarinhada com farinha de trigo, por cima da massa, os pedaços de abacaxi. e, por cima do abacaxi, a farofa.
para preparar a farofa, misture os ingredientes e com as mãos faça com que tudo fique unido, formando uma farofa. espalhe por cima do recheio na forma.
leve ao forno preaquecido, temperatura de 180º c, por 45 minutos ou até que a massa esteja assada. retire, espere amornar e corte em quadrados. arrume-os em uma travessa e regue com a calda que ficou reservada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário