domingo, 8 de novembro de 2015

bolo especial de limão






para a massa: 1 xícara de manteiga levemente derretida, 1 e 1/2 xícara de açúcar, 4 ovos, 2 xícaras de farinha de trigo, raspas de 1 limão, 1/2 de suco de limão, 1 colher (sopa) de fermento químico, manteiga e farinha de trigo para a forma.
para a cobertura: 8 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, 5 colheres (sopa) de suco de limão.
comece batendo, na batedeira, a manteiga com o açúcar até formar um creme. sem desligar a batedeira, apenas reduza a velocidade e acrescente os ovos, um por um. aumente a velocidade novamente e bata por 5 minutos. o creme vai ficar consistente.
retire o creme da batedeira e coloque em uma vasilha. junte a farinha de trigo, as raspas da casca do limão e o suco de limão. misture bem. por último entra o fermento. mexa até obter uma massa homogênea.
arrume a massa em uma forma redonda com cone no centro, untada e enfarinhada. leve ao forno preaquecido, temperatura de 180º c, por 1 hora. faça o teste do palitinho para ter certeza de que o bolo está assado.
retire do forno, espere amornar e desenforme. para a cobertura, misture o açúcar de confeiteiro com o suco de limão, aos poucos, até obter uma pasta cremosa.
arrume por cima do bolo e nas laterais e sirva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário