3 kg de camarões-sete-barbas grandes
4 xícaras de água
3 cebolas grandes cortadas em quartos
1 colher (chá) de molho de pimenta vermelha
3 tomates médios sem pele e sementes, picados
1/2 xícara de azeite de oliva
Pimenta a gosto
Farinha de mandioca crua.
Tire a casca de 8 camarões, limpe-os, lave-os, coloque-os em uma panela, cubra com água, tempere com sal a gosto, ferva em fogo alto até ficarem rosados, tire do fogo e reserve separadamente os camarões e o caldo.
Corte as cabeças e as pernas dos camarões restantes, limpe-os, lave-os sem retirar as cascas, coloque-os em uma tigela, tempere com suco de limão, sal a gosto e reserve.
No liquidificador, coloque os 8 camarões cozidos, cebola, molho de pimenta, 1/2 xícara do caldo reservado, tempere com sal e pimenta a gosto e bata bem.
Passe para uma panela, junte os tomates picados, azeite, leve ao fogo brando, mexendo sempre, por 15 minutos ou até os tomates se desmancharem, acrescentando o caldo restante aos poucos.
Adicione os camarões reservados, cozinhe por cerca de 5 minutos somente até ficarem rosados, verifique o tempero, junte sal e pimenta a gosto e tire do fogo.
Transfira os camarões da panela para uma travessa, passe o caldo para uma sopeira, leve à mesa acompanhados de farinha de mandioca.
Para servir, cada pessoa coloca um pouco de farinha em um prato fundo, despeja por cima o caldo quente e mistura bem, para o "pirão" não empelotar (o pirão ficará mais ou menos espesso dependendo da quantidade de caldo com que se rega a farinha).
Em um prato ao lado, colocam-se os camarões, que são comidos alternadamente com o pirão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário